Método Canguru
Trata-se de um programa de atendimento humanizado voltado para o recém-nascido e sua família, que busca garantir e fortalecer o vínculo afetivo durante o período de internação.
O método promove um forte apego entre a família e o bebê, aumenta a produção de leite materno, beneficia a lactação e alimentação, e contribui para o desenvolvimento físico e emocional do recém-nascido. Também desperta na mãe o sentimento de vínculo afetivo, reduz o estresse e o choro do bebê, estabiliza o batimento cardíaco, oxigenação e temperatura, e permite que o bebê resgate o som do coração materno, transmitindo calma e serenidade. Além disso, desenvolve na mãe a autoconfiança para cuidar do bebê.
Família Participativa
A Maternidade Mater Dei considera que apesar dos avanços tecnológicos e equipes altamente treinadas a presença e participação da família é fundamental. Para tanto, trabalha com métodos que zelam pela construção de vínculo e bem estar familiar em todos os serviços:
Na Unidade Neonatal é mantido um horário de visita amplo e com a participação não somente dos pais, mas também dos irmãos e avós.
No Centro Obstétrico é permitida a entrada de uma pessoa mediante a escolha e solicitação da gestante, há um local reservado onde a mesma mantém esse vínculo familiar tendo o apoio necessário no parto.
No Alojamento Conjunto, a chegada do recém-nascido na família é um marco mágico, por isso é incentivada a participação de um membro familiar eleito pela gestante, para partilhar e permanecer com a mãe e recém-nato durante o processo de internamento. Sendo sempre amparada por uma equipe multidisciplinar, a família participa de todos os procedimentos realizados, podendo assim estabelecer segurança e preparo para a hora da alta.
Quero Colo
A gestação na adolescência transporta insegurança e receio capaz de alterar ou distorcer a construção de vínculo entre a mãe e o recém-nascido, podendo acarretar consequências ao desenvolvimento. Compreendendo a delicadeza da situação, a Maternidade Mater Dei desempenha um papel acolhedor no cuidado da paciente e de sua família.
Há na Mater Dei um quarto específico para mães adolescentes, com a presença de acompanhante 24 horas por dia. Dessa forma, todas as orientações oferecidas no período de internamento são compartilhadas por outro membro da família. Assim, cria-se um ambiente mais seguro para mamãe e bebê, além de melhorar o preparo para a alta hospitalar.
Parto Humanizado
Na Mater Dei o Parto Humanizado significa direcionar toda a atenção às necessidades da Mulher e dar-lhe o controle da situação na hora do nascimento. No evento parto, a dor é entendida como uma função fisiológica normal, que pode ser aliviada com métodos não farmacológicos amplamente embasados como: Bola Suíça, Banquinho de Banho, Cavalinho e Massagem Relaxante, que em nossa instituição são métodos praticados diariamente por nossa equipe multiprofissional.
A posição da puérpera pode influenciar no manejo do parto, por isso na Mater Dei as mulheres aptas a parir naturalmente são orientadas e estimuladas a testar as posições que desejarem durante o trabalho de parto. Nosso centro obstétrico oferece banquinhos e camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), que é uma cama maior, na qual a gestante pode escolher melhor a forma de parir.
Cantinho do Bebê
Palestra de Orientações às Mães
Visando a melhoria contínua do atendimento às mães e seus familiares, a Mater Dei oferece a visita programada à Maternidade.
A visita oferece espaço para todas as gestantes interessadas em orientações referentes ao momento do parto, amamentação e serviços disponíveis na maternidade.
As palestras acontecem na Maternidade Mater Dei, todas as quartas-feiras, às 14h30, na Rua Conselheiro Laurindo, 540 – Centro.
Hospital Amigo da Criança
1998 – Reconhecida pelo Ministério da Saúde, pelo UNICEF e pela OMS com o título de “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA” em face de seu incentivo na incrementação da prática do aleitamento materno objetivando a redução da mortalidade infantil e promoção da família, com manutenção do título através de avaliações anuais.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, em encontro em Spedale degli Innocenti, na Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País. Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do UNICEF e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deram os primeiros passos.
Dez passos para o aleitamento materno bem-sucedido
- 1Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deverá ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;
- 2Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;
- 3
Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento;
- 4Colocar os bebês em contato a pele da mãe imediatamente após o parto, na primeira hora de vida e incentivar as mães a reconhecer quando seus filhos estão prontos para serem amamentados, oferecendo ajuda se necessário;
- 5Mostrar as mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se forem separadas de seus filhos;
- 6Não dar ao RN nenhum alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico;
- 7
Praticar o alojamento conjunto – permitir que as mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia;
- 8Encorajar o aleitamento materno sobre livre demanda;
- 9Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;
- 10
Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório.